Es.pa.ço s. m. 1. Fís. Extensão tridimensional ilimitada ou infinitamente grande, que
contém todos os seres e coisas e é campo de todos os eventos.
I.ma.gi.ná.rio adj. 1. Que só existe na imaginação. 2. Que não é real. 3. Ilusório. S. m. Escultor de imagens.



sábado, 28 de junho de 2008

intervenção urbana em JF

O trabalho final da disciplina História da Arquitetura e Urbanismo IV foi a elaboração de uma proposta de intervenção urbana na região central de Juiz de Fora. O detalhe é que a proposta deveria ser feita com base no ideário do urbanismo modernista. Ou seja, era necessário olhar Juiz de Fora e propor uma intervenção com os olhos e a cabeça de Corbu...
Daí eu, Dani e Messias resolvemos aloprar geral. Se era pra ser modernista, a gente resolveu extrapolar... Não sei se foi por isso, mas a gente fechou o trabalho!


Segue-se o texto do trabalho e os croquis explicativos:


"Devido à necessidade de reconstrução promovida pela guerra, o urbanismo ganha força dentro do modernismo. O principal teórico do urbanismo moderno foi Le Corbusier, que foi também o principal defensor da arquitetura moderna em termos de teoria. Seus projetos urbanos, como Ville Contemporaine, o Plan Voisin e a Ville Radieuse tornaram-se canônicos no modernismo.
Assim como na arquitetura também no urbanismo a racionalização tem papel fundamental. Isso se reflete no rígido zoneamento das cidades ditas modernas, em que esta se divide em setores principais, de acordo com as principais atividades do homem: trabalhar, habitar, recrear e, ligando todas estas, circular.
Outras premissas do urbanismo são a idéia de eliminar o excesso populacional das cidades aumentando sua densidade, através da construção de edifícios altos, erguidos do chão para aumentar os espaços livres públicos, tendo em vista também a importância da circulação para o urbanismo moderno.
Nossa proposta para a reforma urbana em Juiz de Fora leva em consideração as premissas modernistas anteriormente citadas. Através da análise do mapa de Juiz de Fora pudemos identificar algumas das principais artérias de escoamento do tráfego na cidade: a avenida Rio Branco, a Rua Halfeld, a Avenida Independência, a Rua Olegário Maciel e a Getúlio Vargas.

A partir dessa análise nossa proposta foi a criação de edifícios viadutos paralelos a estas ruas. Assim, teríamos dois níveis de cada uma delas: a rua original e a rua elevada sobre o edifício viaduto, como mostra o desenho a seguir.
Os edifícios seriam recuados para permitir uma perspectiva mais ampla, criando um grande espaço público de circulação. Além disso, o térreo sobre pilotis seria liberado como espaço de convivência e circulação coberta. O espaço entre os edifícios seria preenchido com áreas verdes públicas.




Além disso propusemos uma setorização, dividindo-se a área central em lazer, administrativo, comercial e residencial. A região em torno do parque Halfeld seria ocupada com edifícios administrativos. O calçadão seria mantido, mas com área maior e circundado de edifícios comerciais. A parte alta da Rio Branco, a Independência, a Olegário Maciel seriam ocupadas com edifícios residenciais. A região norte seria destinada ao lazer. A divisão da cidade em diferentes setores é mostrada no mapa a seguir.


(em roxo, área comercial, o vermelho é a área administrativa e o laranja área residencial)

E esse é o croqui do Messias mostrando o resultado final: edifício viaduto +praça pública...

(os croquis anteriores eram meus... já tinham visto croqui abstrato antes? hehehehe)
Enfim, esse foi o nosso trabalho, com uma proposta radical baseada no princípio Osama: joga tudo no chão e faz de novo... No fim das contas, apesar de todo o sufoco, a disciplina História IV foi bem proveitosa! Valeu professora Pati!

3 comentários:

Henrique Gonçalves disse...

Boa Ayesha!
E nem vc com esse papo de croqui abstrato q td mundo sabe q vc manda facil nos desenhos!
=)

Ayesha Luciano disse...

Veleu, Henrique! Mas que o Messias humilhou, isso é verdade! Não sabe brincar não desce pro Play!
ahuahuahuahuahuaahua

luciano l. basso disse...

legais os croquis!!! e muito legal o blog, show de bola!!!